Se você procura uma boa aula de contra baixo online preste atenção no que vou mostrar agora, eu sei que em muitas cidades do Brasil é difícil encontrar cursos de qualidade na área da música, atendendo a pedidos estou trazendo mais algumas novidades para o blog, dessa vez vamos falar de contrabaixo, mais especificamente de aula de contra baixo online. Geralmente encontramos um monte de informações espalhadas pela internet, o que torna o aprendizado difícil.
Até existe interesse em aprender instrumentos musicais porém é difícil encontrar material de qualidade! Mas hoje quero te ajudar a eliminar este problema. Então respondendo algumas perguntas:
Fazer Aula de Contrabaixo Online é Bom?
Talvez você esteja se perguntando se vale a pena trocar uma aula de contrabaixo com professores presenciais, por uma aula de contra baixo online! Isso depende muito do seu ponto de vista, se você for uma pessoa que tem facilidade de aprendizado e quer apenas aprender como um passa tempo e por lazer, a aula de contra baixo online pode ser muito indicado para você. Se você não quer ser formado na área da música e quer apenas aprender a tocar contrabaixo, então é muito indicado.
Vantagens da Aula de Contrabaixo Online
Já começamos pelo preço, enquanto um professor presencial pode cobrar no mínimo R$ 100,00 por hora para te dar aula de contra baixo, se você fizer online, dependendo do curso, pode pagar bem menos que isso para ter acesso a todas as aulas do básico ao avançado!
A segunda vantagem seria o tempo, você não ficaria preso a uma rotina ligada ao tempo do professor e sim ao seu próprio tempo, você pode estudar no momento que quiser e sem sair de casa, isso é uma comodidade muito grande que não existe na forma convencional de estudar música.
Os cursos online tem crescido muito nos últimos anos, então como eu já disse, se você deseja simplesmente aprender a tocar contrabaixo, uma aula de contra baixo online é mais indicada pra você, pelo baixo custo e pela comodidade.
Mas qual aula de contrabaixo online eu recomendo?
Se você for iniciante, pode começar pelo método Kit Baixo Completo, tem um custo simbólico e leva você desde o principiante até você tornar-se um baixista mesmo.
Se você já sabe tocar contrabaixo e quer se aprofundar mais, indico o site técnicas incríveis, onde você pode encontrar um conteúdo mais profundo para você elevar suas técnicas de contrabaixo para o próximo nível. Então é isso!
Apostila de Contra Baixo Grátis Para Download
Apostila de Contra Baixo Grátis Para Download
Antes de encerrar este post, não quero deixar você sair do blog de mãos vazias, por isso separei uma apostila de contrabaixo que talvez seja útil para você, acesse o formulário abaixo e solicite a sua apostila de contrabaixo para download agora mesmo!
Conteúdo da Apostila:
Confira o capítulo 01 da Apostila de Contra Baixo:
1. O Contra Baixo
É
importante que se tenha em mente que o contrabaixo é um instrumento de
acompanhamento, sua principal característica e que não deve nunca ser
esquecida. Deve-se sempre estar imbuído desse “sentimento de acompanhamento”
para que o contrabaixo exerça sua função, que é intermediária entre o ritmo e a
harmonia, sendo então um instrumento com uma função de equilíbrio dentro da
música.
A função do contrabaixo “solista” é uma decorrência do tipo de
música que se toque, mas para que se atinja a condição de solista, é preciso
conhecer a base do instrumento, conhecer sua técnica, para que depois se
desenvolvam outras aptidões.Considero que a base do estudo são a técnica e a
leitura, pontos fundamentais por onde se adquirirá uma base sólida para
posteriormente, naturalmente, se desenvolverem aptidões maiores e,
principalmente, um estilo próprio de tocar.
Existe também um dado que considero importante é a parte
psicológica do contrabaixo e do contra baixista.Existe uma transferência de
funções entre o contrabaixo e o contra baixista e vice-versa.Sendo o
contrabaixo um instrumento de equilíbrio dentro da música, esta é uma qualidade
que se transfere para o contrabaixista.
O contrabaixista há que ser uma pessoa equilibrada, assim ele
transferirá para sua música esse traço do seu caráter. Da mesma forma, uma
pessoa desequilibrada emocionalmente assim tocará um estilo pessoal agradável e
seguro.Normalmente, a própria função de equilíbrio desempenhada pelo
contrabaixo na música, se transferirá para o contrabaixista, tornando-o mais
seguro e equilibrado, e daí para diante se formará um círculo vicioso em que o
instrumento ajuda o músico, o músico se torna mais seguro, tornando sua música
mais equilibrada, e assim por diante.
A segurança se adquire primeiro através da educação de sua própria
personalidade, depois através do estudo e da prática musical, tocando todo e
qualquer tipo de música com o mesmo amor e interesse. Tudo é válido e
necessário para o aperfeiçoamento próprio.Outra condição importante para o
músico é o lado profissional. É muito importante procurar ser um bom
profissional em todos os momentos de sua carreira. Sempre que estiver tocando,
dê o máximo e o melhor de si, que só benefícios receberá em troca.
1.1.
A origem do nome contrabaixo
A origem do nome contrabaixo vem da classificação
do instrumento em sua família. Geralmente a palavra contra e acrescentada ao
nome do instrumento quando esse é o mais grave entre os membros de sua família.
O contrabaixo é o instrumento mais grave da família do violino: violino, viola,
violoncelo e contrabaixo.
O contrabaixo elétrico foi unia das modernizações
tecnológicas, sonoras e de linguagem musical nos meados do século XX. Depois da
criação da guitarra elétrica e do amplificador na década de 40 os músicos
sentiram necessidade de um instrumento que pudesse ser facilmente amplificado e
que além de possibilitar um transporte mais cômodo, permitisse um
aperfeiçoamento da linguagem e sonoridade, pois o contrabaixo acústico era
difícil de ser amplificado com os equipamentos da época e seu tamanho dificultava
o transporte e a modernização da linguagem c sonoridade musical que estavam a
todo vapor. Foi então que um lulhier (artesão, construtor de instrumentos musicais) chamado Léo Fender, lançou o primeiro contrabaixo
elétrico o “Fender precisiont. O nome “precision” foi escolhido porque o
instrumento possuía trastes na escala ao contrario do contrabaixo acústico,
permitindo assim, que as notas fossem obtidas com "precisão". O
contrabaixo é afinado em intervalos de quarta justa entre suas cordas, seja ele
de quatro cordas (mi, lá ré sol), cinco cordas (si, mi, lá ré e sol) ou seis
cordas (si, mi lá rê sol e do). Essa afinação se dá uma oitava abaixo da
afinação da guitarra, ou seja, mais grave, por essa razão o comprimento de sua
escala é maior e seu corpo mais robusto.
1.2.
Partes do Contra Baixo
Iremos nesse capítulo fazer uma breve explanação
sobre componentes do baixo elétrico. Esse conhecimento do instrumento é muito
importante para seu aprendizado.
PONTE
– Uma peça muito importante do baixo.
Embora pareça que seja apenas um apoio para as cordas, é ela quem faz a
transferência das vibrações da corda para a madeira do corpo. Em alguns baixos,
as cordas não são presas na ponte, mas sim diretamente no corpo, visando um
melhor aproveitamento dos graves.
CAPTADORES – Tem a função de transformar a vibração das cordas em som.
Através da indução magnética, o som é captado e transmitido para a saída. Entre
os vários modelos de captadores, os mais
comuns são o JAZZ (padrão Jazz Bass), precision e piezo.
CORPO – Responsável direto pelo timbre do instrumento. Assim como no
violão existe a caixa acústica, o corpo do baixo é quem vibra, dando sustain e
grave necessário ao baixo,
MÃO – É a parte onde se prende as cordas as tarraxa. Além de servir para
fixação das tarraxas, tem muita influencia no equilíbrio do instrumento.
TARRACHAS
– Responsável pela afinação do
instrumento, merece cuidados especiais quanto à manutenção e conservação.
BRAÇO – Parte fundamental do instrumento, deve ser firme o suficiente e
de madeira estável. Requer cuidados quanto ao uso do tirante, que é interno ao
braço. Recomenda-se apenas pessoas qualificadas faça a regulagem deste.
TRASTES
– São pequenas faixas de metal que se
extendem ao longo do braço, são responsáveis pela limitação e localização das
notas.
1.3.
Afinando
seu Contra-Baixo
Os
acessórios mais importantes que você pode ter para afinar são seus ouvidos. Por isso eduque-os com
paciência.
Para
afinar o baixo temos que primeiramente acertar uma das cordas através do
"Diapasão", procure sempre manter seu instrumento no diapasão, esta é
a melhor referência para seus ouvidos.
Existem
três tipos de diapasão:
1)
Diapasão de garfo - Emite a vibração da nota
Lá. Como a terceira corda do baixo solta
é justamente a nota Lá basta acerta-la com o diapasão e depois, usando-a como
referência afinar as demais cordas.Você vai perceber que o diapasão emite um Lá
bem agudo enquanto a corda Lá do baixo é bem grave, no começo é um pouco
difícil acertar as mesmas notas em oitavas tão distantes por isso aí vai uma
dica:
Sem apertar a corda coloque
o dedo suavemente sobre o traste à frente da quinta casa na corda Lá, isto
produzirá um "Harmônico Natural". Este harmônico é a nota Lá também.
Agora fica mais fácil de comparar com o diapasão.
2) Diapasão de sopro
- É um apito que emite o som da nota Lá na mesma altura da corda solta. Há
também modelos com seis apitos, cada um emitindo o som de uma das cordas do
violão.
3) Diapasão eletrônico
- Este aparelho capta o som da corda e indica se está na altura correta ou não,
mostra através de um led ou uma seta se é preciso tencionar ou afrouxar mais a
corda até chegar na altura exata. Apesar de muito útil para shows ao vivo,
palcos escuros, etc. este diapasão não deve ser usado como desculpa de quem não
consegue afinar o instrumento, qualquer pessoa pode treinar o ouvido a ponto de
reconhecer quando as notas estão igualadas e portanto afinadas.
Após adquirir um diapasão tenha o hábito de
sempre manter seu instrumento devidamente afinado de acordo. Como sabemos este
instrumento geralmente tem quatro cordas que devem ser contadas de baixo para
cima, ou da mais fina para a mais grossa: a primeira é a corda sol, a segunda é
a corda Ré, a terceira é a corda Lá e a quarta é a corda Mi. Como percebemos
cada corda solta leva o nome de uma nota musical, memorize-as.
Supondo que você já tenha ajustado o som da terceira corda (Lá)
com o diapasão a maneira mais comum de afinar o instrumento é igualando o som
emitido quando se aperta a quinta casa de uma corda com o som da corda abaixo
solta.
Veja o gráfico abaixo e interprete como as cordas de seu
instrumento devem ser afinadas:
Primeira
corda ( G ) 0
Segunda
corda ( D ) 0 5
Terceira
corda ( A ) 0 5
Quarta
corda ( E ) 5
Muita gente pode perguntar como ficaria no
caso dos baixos de cinco ou de seis cordas. Simples. Vamos a resposta!
O baixo de cinco cordas recebe uma corda mais
grave, a corda SI. A ordem das cordas fica então "Sol, Ré, Lá, Mi e
Si" e o processo de afinação é o mesmo: igualar o som da quinta casa com a
corda abaixo solta.
Em relação ao baixo de cinco cordas o de seis
recebe mais uma corda aguda, é a corda Dó. Portanto a ordem das cordas será:
Dó, Sol, Ré, Lá, Mi e Si.
Conteúdo da Apostila Completa:
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