Postagens Recentes

O Que eu Acho do Leonardo Gonçalves


Há até quem não goste da voz do Leonardo Gonçalves, há quem ache ele exagerado nos melismas e outras coisas mais, porém posso dizer que é difícil encontrar cantores no meio gospel que sejam tão completos como o Leonardo Gonçalves, não basta ter a extensão vocal privilegiada, ou a técnica que ele tem, é preciso saber aplicar com propriedade, o repertório bem selecionado e as produções das suas músicas o colocam à frente dos cantores que seguem o mesmo estilo, arrisco dizer que certos estilos e certas músicas atraem um grupo seleto de pessoas, seja pelo seu nível cultural, grau de inteligência ou até mesmo nível de conhecimento musical, por isso os cantores mais populares alcançam sucesso de vendas pelo fato de sua musica agradar a um público mais simples que é a grande massa, certa vez um amigo ficou surpreso quando eu falei que só escuto quem canta melhor que eu! Está escandalizado? 

Se você é cantor, provavelmente sabe em que nível de aperfeiçoamento está, geralmente quando vou cantar uma música do Leonardo Gonçalves na igreja, eu tenho que simplificá-la para a minha capacidade, pois ele está em um nível muito mais elevado que o meu, aliás, muito mais elevado que qualquer cantor neste Brasil! 

Por outro lado, tem músicas que eu aprecio, mas gosto de complicá-las um pouco mais do que o cantor original, pelo fato de perceber que estou mais avançado que ele, e já não consigo mais manter uma canção tão simples, quando sei que posso enfeitá-la um pouquinho mais.

Foto tirada em São Paulo na Expo Cristã em 2012




Mas voltando ao Léo, não acho que sejam enjoativos seus melismas, ele tem uma disciplina incrível, capaz de conter-se até certa parte da canção, o que é o certo, se você sabe improvisar, não fique mostrando isso durante a música inteira, use a primeira parte para apresentar às pessoas a melodia natural da música, pra só depois explorar todo seu potencial crescendo junto com a música e não antes dela, se você já começar uma canção explorando tudo que sabe fazer, não restará nenhuma surpresa para o final, você não terá mais para onde crescer na interpretação quando a música exigir isso, esta é uma marca de Léo Gonçalves, escutando seu último CD (Princípio e Fim), percebi que ele manteve este padrão, cada música me reservava uma surpresa no final, isso é um trabalho bom de apreciar! 


Espero que ele mantenha o compromisso com a qualidade e nos traga sempre um refrigério em meio ao mal gosto que impera neste país, afinal quem gosta de música boa precisa ter alguma escolha, certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante!

Designed By