Postagens Recentes

O Que é a Depressão?

 Continuando nossa série "Coração de Levita", sigo falando do tema "Depressão" e sei que há milhares de pessoas sofrendo deste mal, talvez meus textos possam ajudar a muitos!



Quando você tem depressão, geralmente fica isolado e não consegue confiar em alguém para desabafar, por mais próximo que seja; você geralmente solta palavras isoladas e sem sentido para os outros, mas que têm sentido para você pois são o resultado de uma sucessão de pensamentos ruins que vão originando um ao outro, até chegar a uma conclusão que só você mesmo entende, porque não consegue alguém para compartilhar todos os pensamentos, e acaba compartilhando somente a conclusão deles que geralmente é muito pesada, ferindo assim as pessoas que te amam e estão perto de você, lembre-se, Davi descreve estes pensamentos como tristezas do inferno! É algo realmente muito ruim. Não vou me aprofundar muito na questão dos sintomas, mas vou destacar aqui alguns dos principais sintomas do ponto de vista médico, apenas para que você possa ter uma base:






• ISOLAMENTO DO CONVÍVIO FAMILIAR - O isolamento ocorre porque há perda de parte da identidade e do interesse pelas outras pessoas. Este isolamento agrava ainda mais a doença e seus sintomas.






• DESINTERESSE PELAS ATIVIDADES NORMAIS - A pessoa quando está deprimida acredita que o seu desejo nunca será alcançado, por isso perde a busca pelo ideal, pelos objetivos e pelo amor próprio, havendo pouca ou nenhuma coisa que lhe desperte o interesse.






• PERDA DA AUTO-ESTIMA - O deprimido perde a autoconfiança, levando-o a um estado de auto depreciação. O sentimento de culpa é um estado doloroso, no qual a pessoa se vê como alguém que está quebrando uma regra, porém, manifesta-se de maneira hostil ou agressiva.






• CONCENTRAÇÃO DIMINUÍDA - O paciente perde o interesse, fica abatido e ansioso e tem dificuldade de interpretar o mundo à sua volta.






• INQUIETAÇÃO E HOSTILIDADE - Em alguns quadros o paciente fica inquieto, irritado e com comportamento agressivo. A apatia promove um atraso nas idéias e como consequência a pessoa se retrai socialmente, e seu estado fica confuso e tem dificuldade de tomar decisões.






• PERDA DE INTERESSE PELO TRABALHO - Quando a pessoa está deprimida costuma se ausentar do trabalho, muitas vezes, o motivo é a fraqueza ou a fadiga, e como consequência a atenção , a concentração e a produtividade diminuem.






• O APETITE É ALTERADO - Normalmente, há um quadro significativo de perda de apetite, em algumas situações o paciente chega ao extremo de se negar a comer. Entretanto, também é frequente um aumento exagerado do apetite.






• CANSAÇO - O humor triste, o ânimo e a energia baixos levam o deprimido a um quadro de fadiga crônica, com diminuição da força e da atividade física.






• INSÔNIA - É um quadro comum e acompanhado de dores crônicas de cabeça ou de distúrbios gastrointestinais. O quadro também pode ser o inverso, um estado de sonolência permanente, com total apatia, cansaço e lentidão.






• IDÉIA DE SUICÍDIO - O baixo rendimento no trabalho ou na escola, a tristeza, as alterações da personalidade e do comportamento, a desesperança, a agressividade, a sensação de pânico e o fato de falar constantemente na morte, podem ser sinais indicativos dos risco de suicídio da pessoa deprimida. A intervenção deve ser imediata, tanto do ponto de vista psicoterápico como farmacológico.





Alguns destes sintomas ocorreram comigo, a pessoa não apresenta necessariamente todos de uma vez, porém se você sofre disso vou deixar algumas dicas baseadas em minha experiência pessoal, que podem te ajudar a superar este problema:




Reconheça sua condição – admitir que há um problema é o primeiro passo para resolvê-lo, muitos que sofrem deste mal, não admitem e tentam dar outras explicações fugindo da realidade, a depressão é real e precisa ser tratada, de forma emocional, psicológica e em alguns casos até farmacologicamente. Não lute contra isso sozinho, isolar-se só piora as coisas! Veja o que está escrito em Provérbios 18:1:




“Busca satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele insurge contra toda sabedoria”.




Ou seja, quem se isola não vive em comunidade, torna-se uma pessoa egoísta e isso está longe de ser uma atitude sábia!




Mantenha-se ocupado - Estar exercendo um ministério foi algo que me ajudou muito, pois apesar de não ter quem me ajudasse especificamente com este problema, eu não conseguia estar muito tempo sozinho, pois acredito que se estivesse isolado eu teria sucumbido e hoje não sei onde estaria, meu maior amigo sempre foi Jesus, sempre O sentia por perto, e naqueles momentos difíceis foram as ocasiões onde recebi inspiração para escrever louvores que hoje canto na igreja. Quanto mais você faz, mais Deus te capacita para novas atividades e essas habilidades que você desenvolve te fazem se sentir bem consigo mesmo e útil de alguma forma, melhorando sua autoestima.




Faça boas amizades – Procure cultivar amizades saudáveis e estar perto de pessoas que te façam se sentir bem e que te valorizem, um bom relacionamento e até um namoro saudável por exemplo pode ajudar e muito, desde que seu companheiro(a) seja alguém que saiba te valorizar ressaltando o que há de melhor em você, uma escolha errada para um namoro pode só piorar os sintomas de quem tem depressão, acredite, eu vivi isso.




Procure informação e ajuda – pesquise sobre as causas da depressão e informe-se, quanto mais você souber sobre isso, mais perto estará da solução, há vários tipos e causas diferentes, há muito conteúdo na internet sobre o assunto, após informar-se se achar necessário, procure ajuda de um profissional, neste caso procure um bom psicólogo cristão, pois podem haver conflitos com um não Cristão, por conta de sua filosofia de vida ser diferente, devemos fugir do julgo desigual.






Além destas dicas, os próprios psicólogos têm dicas mais específicas para cada caso, por isso é bom pesquisar sobre o assunto, pois o que estou relacionando acima não serve como regra para todos os casos, só deixei relacionados os fatores que foram positivos para mim.



Continue acompanhando, em breve postaremos a continuação da série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante!

Designed By