Postagens Recentes

Grupo Acappella

O grupo Acappella foi fundado na década de 80, e desde o início a ideia sempre foi cantar sem acompanhamento instrumental, só que eles levaram essa idéia longe demais, pois as gravações chegaram a um nível tão elaborado que algumas pessoas pensam que há instrumentos envolvidos!

Acreditando na incrível versatilidade e flexibilidade da voz humana, o Acappella pode encher uma grande sala de concertos com a bela, música complexa, sem jamais usar uma corda ou uma batida de tambor.



O Acapella ficou famoso exatamente por essa versatilidade, e conquistou fans no mundo inteiro!

Foram várias formações ao longo dos anos, sempre com ótimos cantores e muita criatividade nas composições e arranjos, afinal produzir só com as vozes é muito complicado, pois em algum momento podem faltar idéias.




Fundado em 1982 pelo compositor, cantor e produtor Keith Lancaster, com a finalidade de ser um grupo vocal Cristão profissional, o Acappella apresentando-se sem acompanhamento instrumental tem encantado milhares de espectadores em vários continentes. 


O termo "a cappella" refere-se à música vocal sem acompanhamento instrumental. O termo proveniente da Itália, método grandemente difundido nas igrejas cristãs que cantavam sem acompanhamento de instrumentos musicais durante o primeiro século era comum. Compositores como Mozart, Bach e Bruckner escreveram muitas músicas para esta formação. A técnica "a cappella" ainda é usada hoje nas igrejas, por exemplo o canto Gregoriano "a cappella", bem como a maioria das musicas sacras renascentistas. 




Em seus mais de 25 anos de existência, o ministério Acapella lançou mais de 20 CDs, e já realizou grandes concertos nos Estados Unidos, Suíça, Suécia, Austrália, China, Japão Inglaterra, Canadá, Itália, França e São Paulo. 







Formação Atual
As músicas do Acapella são profundamente inspiradas nas escrituras, muitas delas extraídas diretamente da Bíblia, palavra por palavra. “O único foco é ajudar a trazer o ouvinte à presença de Deus”, comentou Keith Lancaster, principal compositor e diretor geral do grupo.



O que me chama atenção no Acappella



Quando ouvi as primeiras músicas do Acappella, a impressão que eu tive na hora é que na verdade eram instrumentos fazendo a harmonia, algumas músicas tinham um baixo tão profundo que pareciam um contrabaixo de verdade! É claro que naquele tempo eu ainda não tinha o ouvido treinado pra essas coisas!

O Acappella muitas vezes faz gravações com muito mais que quatro vozes, assim como eu fiz com um quinteto de um cara só, o Acappella sempre fez em suas músicas, há alguns momentos que parece um coral inteiro cantando, mas isso só nas versões de estúdio.

Fiquei um pouco confuso quando vi uma fita de vídeo na década de 90, os caras faziam ao vivo, mas eu percebi que havia muito mais vozes do que a quantidade de gente no palco!

Depois de muitos anos, escutando com ouvido mais treinado, percebi que uma parte era ao vivo e uma parte era a gravação original, como se fosse um play-back de vozes!



São os melhores com gravação multitrack




Não posso descriminar um grupo que grava multiplicando as vozes, afinal o grupo começou com apenas dois integrantes e a gravação era totalmente feita dessa forma, na verdade isso é algo que me fascina no Acappella!

As letras do Acappella me chamaram atenção!

Eu entendia bem pouco de inglês quando comecei a ouvir o Accappella, devo dizer que por causa deles eu comecei a estudar inglês, eu ficava horas traduzindo as letras, e me surpreendia quando descobria o que essas letras estavam dizendo! Eu levava as traduções para os meus amigos e eles ficavam empolgados em descobrir o que significavam aquelas músicas.

Abaixo segue um aúdio do Acappella feito para um CD de coletânea a alguns anos atrás, existe tanto material do grupo que fica difícil escolher algo para exibir aqui, mas acho que com este medley dá pra ter uma ideia do "som" que o eles fazem! Essa formação é de 1998.






Aprendi muito com o Acappella


Depois de ficar praticamente viciado na harmonia do Acappella, comecei a usar meus primeiros melismas e fazer alguns improvisos nas músicas, muitos dos improvisos que eu ouvia os solistas do grupo fazendo, eu conseguia encaixar em outras músicas que ensaiava.

Por este motivo eu costumo dizer que uma das dicas pra cantar melhor é ouvir cantores mais avançados que você, mas isso já é assunto para um outro post!


Saiba mais sobre o grupo acessando: http://acappellabrasil.blogspot.com.br
Leia Mais ...

Convencendo-me do Propósito Para o Qual Nasci

Há dois extremos na vida de um Levita, de um lado temos a baixa auto-estima e do outro o orgulho e prepotência, e ainda há aqueles que conseguem oscilar de um extremo ao outro por várias vezes; uma vez ouvi o cantor Cris Durán dizer que a timidez é uma forma de soberba, e concordo com ele, porque é uma insegurança gerada pela ânsia de querer ser perfeito e ter o reconhecimento dos outros sem falhar, porém não posso considerar todos os tímidos desta forma, muitas vezes o cantor ou músico desenvolve a habilidade de apresentar-se bem, porém sendo uma pessoa tímida. Em meu ministério já estive me apresentando em locais de grande público e poucos acreditam quando falo que sou tímido, mas isso é muito natural, pois uma pessoa tímida sente-se confortável quando está exercendo algo que domina, porém se for o seu caso, não deixe a timidez tomar proporções maiores, pois falo com muita tranquilidade e sem medo de errar que ela pode sim atrapalhar seu ministério, você acaba não se impondo naquilo que Deus te chamou pra fazer, certa vez estava em um culto normal de quarta-feira e veio um “cantor” visitante apresentar seu trabalho, começou a louvar, e naquele instante percebi que quando os verdadeiros levitas se omitem as “pedras” começam a falar, ou melhor dizendo, a cantar! A igreja estava impaciente pois a voz do homem era desagradável, a letra era sem profundidade e o arranjo bastante mal feito (não digo que era de fundo de quintal pois há muitos bons produtores em potencial que ainda trabalham em seus humildes estúdios feitos em casa), fiquei pensando o que levou esta pessoa a chegar à conclusão que deveria gravar um CD, e por que tem tanto cantor bom se escondendo?





Mas continuando nosso assunto, os introvertidos geralmente tendem a se esconder para ficarem em sua zona de conforto pois para alguns que deixaram a timidez dominá-los, é melhor estar no banco do que na frente da igreja onde corre o risco de ficar visado, acredite, falo por experiência própria, o maior terror para um tímido é falar ou se apresentar em público, é aí que chego ao título deste capítulo, você precisa se convencer de que Deus te escolheu com um propósito mais que específico e vencer os fatores que te afastam deste propósito, alguns são vencidos pelo pecado, outros são vencidos pelo desânimo, alguns pela soberba, e muitos também pela timidez. Levando agora para o lado espiritual da coisa, Satanás fará de tudo para bloqueá-lo em sua missão e ele se aproveitará de seu ponto fraco, e se este ponto fraco for a timidez, você será bombardeado até com pensamentos ruins a seu próprio respeito, isso quando não vier alguém literalmente enviado para distorcer sua autoestima! 

Não esqueça que antes de nós era ele quem exercia esta função, e existe um ódio muito grande da parte dele para conosco, mas há poder no nome de Jesus! E neste momento me sinto impulsionado a convidar você a orar e pedir força a Deus para vencer este fator que quer te afastar do seu objetivo, lembre-se, pode ser que o inimigo acredite mais no teu chamado do que você mesmo, por isso ele quer te fazer parar! Por fim pessoas tímidas têm a tendência de se fecharem prejudicando até mesmo seus relacionamentos e quando se trata de ministério seja ele qual for, os relacionamentos são fundamentais, pois ninguém realiza nada sozinho, o fator espiritual também entra nesta hora, pois uma pessoa mal compreendida pode ser o estopim para incendiar um conflito, e isso é péssimo para um trabalho exercido em equipe!




Bem por hoje é só, logo estarei postando a próxima parte desta série, um grande abraço!



Leia Mais ...
Designed By