Uma das dicas mais importantes para quem quer cantar melhor, é cuidar de sua saúde, principalmente dos órgãos envolvidos para a emissão da voz!
Para cuidar bem da sua voz, você precisa entender como ela é emitida!
Você já parou para pensar em como funcionam as pregas vocais? Aproveito para lembrar que o correto é "pregas" e não "cordas".
Então dê uma olhada abaixo, isso vai ajudar você a compreender o funcionamento do seu principal órgão vocal!
Conheça as pregas vocais, nomeadas popularmente como cordas vocais, é imprescindível que cuidemos bem delas para obtermos um bom desempenho no canto.
As pregas vocais estão situadas no interior da laringe e constituem-se em um tecido musculoso com duas pregas, todo ar expirado e inspirado passa pela laringe e pelas pregas que estando relaxadas não produzem qualquer som pois o ar passa entre elas sem vibrá-las. quando falamos ou cantamos o cérebro envia mensagens pelos nervos até os músculos que controlam as pregas aproximando-as de modo que fique apenas um espaço estreito entre elas, quando o diafrágma e os músculos abdominais empurram o ar para fora dos pulmões, isso produz a vibração das pregas e consequentemente o som.
Confira no vídeo o funcionamento das pregas através de um exame de Videoestroboscopia, o médico insere uma microcâmera que vai até as pregas mostrando o funcionamento, veja o que acontece quando você emite um som, e veja como fica quando você para de emitir.
Como você pode ver são músculos muito sensíveis, por isto disponibilizamos aqui algumas dicas para cuidar e preservar suas pregas vocais:
- Beba bastante água em temperatura natural! (no mínimo 2 litros por dia) para mater as pregas vocais hidratadas e em boa condição de vibração.
- coma maçã! a maçã possui propriedades adstringentes que auxiliam na limpeza da boca e da faringe, favorecendo uma voz com melhor ressonância.
- beba suco de frutas! (principalmente frutas cítricas)
- evite usar roupas apertadas, principalmente nas regiões do abdômen, cintura, peito e pescoço, pois isso poderá dificultar a respiração.
- não use pastilhas, sprays, analgésicos sem orientação médica, pois para cada caso existe uma medicação específica, portanto não se automedique nunca!
- Evite alimentos gordurosos e "pesados" antes das apresentações, pois dificultam a digestão.
- dê preferência aos alimentos leves e de fácil digestão (verduras, frutas, peixe, frango)
- durma bem! procure dormir, no mínimo, 8 horas por dia.
- não durma de estômago cheio, pois pode provocar refluxo gastresofágico que é altamente prejudicial às pregas vocais.
- não cante se estiver doente! quando cantamos envolvemos todo o nosso corpo e gastamos muita energia, então recupere-se antes de voltar a cantar.
- Evite ficar exposto por muitas horas em ambiente que utiliza ar-condicionado pois provoca o ressecamento das pregas vocais. caso não for possível evitar, procure estar sempre lubrificando as pregas vocais com água ou suco sem gelo.
- evite ambientes com mofo, poeira ou cheiros muito fortes, principalmente e você for alérgico.
- evite competição sonora, ou seja, falar ou cantar em lugares muito barulhentos.
- evite choques bruscos de temperatura
- evite bebidas muito geladas
- evite cochichar, pois ao contrário do que pensamos, no ato de cochichar submetemos nossas pregas vocais a um grande esforço provocando um desgaste muito maior do que se conversarmos normalmente.
- e por fim, é proibido gritar, pigarrear, falar durante muito tempo sem lubrificar as pregas vocais, fumas, ingerir bebidas alcoólicas antes de cantar para "melhorar" a voz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante!