Postagens Recentes

Como Cantar Usando o Diafragma

como cantar com o diafragma
Cantar com o diafragma é uma expressão que deixa qualquer aluno iniciante de canto de cabelo em pé, a pessoa chega na aula de canto como principiante, e até aquele momento nunca tinha nem mesmo ouvido falar no diafragma! Eu mesmo nunca tinha ouvido falar nisso até minha primeira aula de canto há uns 14 anos atrás!

Mas E agora? Como cantar usando o diafragma? Aliás, o que é diafragma?


Vou explicar em breves palavras, e vou procurar não ser muito técnico, é um pouco difícil pois o assunto em si mesmo já é bastante técnico, e cantar usando o diafragma é uma técnica na verdade!

Resumidamente, o diafragma é um músculo localizado abaixo dos pulmões, e seu funcionamento é bem simples, ou deveria ser bem simples, pois a maioria das pessoas simplesmente ignora seu uso, porém se você quer cantar bem, é obrigatório conhecer o funcionamento do diafragma, ok?

Quando o diafragma se expande para baixo ele abre espaço para os pulmões se encherem de ar, porém quando você não usa essa expansão para baixo, esse espaço que os pulmões precisam para se encherem, não é usado, e o que acontece é que você utiliza apenas 50% a 70% da capacidade respiratória!

Tipos de respiração


Existem três formas de respirar, e para falar do diafragma vou precisar explicar os três tipos, dos quais dois estão errados, e um está certo! Os três tipos são:

Respiração Clavicular


Essa respiração aproveita apenas 50% da sua capacidade respiratória, ela não expande o diafragma para baixo, impedindo que os pulmões se encham 100%, esse tipo de respiração é identificado quando você respira estufando o peito, geralmente é o primeiro sinal de respiração incorreta, quando você respira fundo e seus ombros sobem e o peito se estufa, essa é a respiração mais usada pelas pessoas adultas, e mais a frente vou explicar o porque. Mas antes vamos ao segundo tipo: 

Respiração Abdominal


Essa era a forma considerada correta até um século atrás, mais ou menos, era usada pelos cantores e ensinada nos conservatórios de musica, essa respiração é obtida quando você respira estufando a barriga, e libera 70% da capacidade respiratória! Porém ainda não é a forma correta!

Respiração Costo, ou Costal Diafragmática


Essa é a respiração que garante aproveitamento total dos pulmões, para você saber se está fazendo certo é preciso observar suas costelas, se elas estiverem se expandindo isso é um bom sinal, e a regra geral é que seus ombros não devem levantar e o peito não deve se estufar para cima, você vai perceber uma leve projeção do tórax para frente.

Agora para não ficar só em palavras você vai entender melhor assistindo o vídeo abaixo, agora tudo fará sentido:





Por que eu tenho que aprender a respirar assim?


Essa é uma pergunta comum, pois se a respiração com diafragma é a correta, então porque não respiramos sempre assim?

Na verdade nós nascemos respirando assim, se você observar um bebê respirando, vai ver que ele respira da maneira correta, o problema é que nosso organismo se adapta a uma condição estressante o longo da vida e quando passamos da adolescência já adotamos uma nova forma de respirar, pois as pressões de estresse tem um efeito que atrofia nossa musculatura abdominal, nos fazendo respirar de forma incorreta, mas nada que alguns exercícios diários não resolvam.

Na Aula de Canto, você aprende a respirar correto não só para cantar, mas para o dia a dia, pois você passa a se policiar, e com alguns meses de treino isso passa a ser natural! 

Mas por que devo cantar respirando assim?


É muito simples responder isso! O principal ingrediente do canto é o ar, sem ele você não emite sua voz, quando mais ar armazenado, mais sustentação você consegue!

Ao cantar usando o diafragma, além de aproveitar 100% dos pulmões, você também libera o ar com mais controle, causando menos oscilação na voz e permitindo aplicar algumas técnicas que embelezam seu canto, como o vibrato por exemplo, mas isso já é assunto para uma outra postagem!

Diafragma caseiro


Veja no vídeo abaixo, um esquema que é muito solicitado em feiras de ciências, como montar um esquema que funciona exatamente como o diafragma:







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante!

Designed By