Nesta Série nós vamos abordar assuntos com um pouco mais de profundidade, no que diz respeito ao Levita e suas emoções, trataremos de temas tais como: Depressão, Relacionamentos, Equilíbrio, Indecisão entre outros, e creio que alcançará a muitos que estão precisando de uma orientação ou simplesmente uma palavra. Inicialmente a ideia seria publicar um livro com estes temas, porém chegamos a conclusão de que o propósito seria alcançado mais rápido através do Blog. Se esta série for interessante para você, deixe comentários e acompanhe o blog pois estaremos postando o conteúdo aos poucos.
Por Wellington Muniz
-Nascidos Para Adorar-
Há muito tempo tenho uma concepção formada de que os verdadeiros Levitas da Casa de Deus são escolhidos desde o ventre, pessoas que têm o dom ou o talento, como muitos preferem dizer, pessoas que são capazes de ouvir uma canção uma única vez e em seguida tocá-la ao piano, acredite, eu já presenciei isto, cantores com extensão vocal capazes de cantar em níveis de voz masculina e feminina, falo desta forma, sem usar termos muito técnicos para que possa ser bem entendido. Pessoas capazes de compor músicas e letras que você percebe que são verdadeiramente inspiradas. E isto parece tão fácil para alguns e tão impossível para outros, simplesmente se tem o dom ou não.
Antes de nós, Deus atribuiu este talento a seres angelicais, mais especificamente a Lúcifer, como era conhecido Satanás antes de sua queda, a Bíblia tem referências que falam sobre o estado original deste ser, um exemplo disto está em Ezequiel 28, repare no versículo 13:
“Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.”
Repare que a Bíblia cita nomes de instrumentos musicais (tambores e pífaros) relacionados à criação deste Querubim, podemos crer que ele produzia música em seu próprio ser, é como se ele e a música tivessem sido criados no mesmo dia, porém ao ser lançado por terra após sua rebelião contra Deus, Lúcifer foi destituído de toda esta glória da qual desfrutava, sendo assim, Deus, ao criar o homem, alem de criá-lo a sua imagem e semelhança, deu-lhe a capacidade de adorar, e a alguns a capacidade de adorar com música, é destes que nós vamos falar.
É natural que Deus escolha alguém para algo específico e o capacite para esta obra, seria inaceitável a ideia de que os músicos e cantores da igreja fossem pessoas que não têm afinação na voz ou que não sabem realmente tocar um instrumento, da mesma forma digo sem medo de errar, que alguns dos cantores jamais seriam bons pregadores ou pastores, por exemplo, por isso acredito que a fúria de nosso inimigo esteja muito direcionada a estas pessoas a quem Deus entregou este dom, não é por acaso que vejo muitos cantores e músicos evangélicos que hoje tem exercido sua função de forma deturpada e outros que perderam o foco que tinham no inicio, muitos já desviaram-se e apesar de estarem na mídia, já não têm mais vida com Deus.
Este tópico foi intitulado: “Nascidos Para Adorar”, justamente pelo fato de que estas pessoas são escolhidas para este propósito desde o seu nascimento, assim como Lúcifer também foi criado para este propósito, mas desviou-se do caminho e da vontade de Deus.
Há até mesmo a questão familiar e cultural; no meio do povo de Israel na época do antigo testamento, Deus separou uma tribo, ou posso dizer, uma família para exercer as várias funções na congregação, os músicos e cantores faziam parte desta linhagem, é muito comum que pessoas que são nascidas e criadas no meio de músicos e cantores, desenvolvam também este talento no decorrer de sua existência, seu ouvido já começa a ser treinado desde a infância, e por que não dizer, desde o ventre! Como cantor, posso dizer que isso é real em minha família e na família de outros cantores e músicos que conheço, eu me lembro de ver meu avô tocando violão e cantando na igreja, meu pai e minha mãe cantando em dueto e afinadíssimos, meus tios tocando instrumentos de sopro na banda e regendo o coral, e a geração atual prossegue com meu irmão e meus primos que tocam, cantam atuam na regência de grupos e como ministros de louvor. Fico maravilhado com os filhos de meus amigos cantores, crianças que já deixam transparecer seu dom e demonstram que ainda serão mais excelentes que nós no futuro, vejo que cada geração é melhor que a anterior e realiza trabalhos cada vez mais expressivos, e tudo isso se deve a uma base que foi solidificada a gerações atrás.
Se você é uma destas pessoas que se enquadram nesta realidade ou simplesmente conhece alguém que tenha este talento, acredito que esta será uma boa leitura, pois há muitos nascidos para adorar, que enfrentam hoje, seus medos, suas decepções, suas angústias até mesmo relacionadas ao próprio ministério, e muitas vezes enfrentam o problema da depressão que é um sofrimento solitário do qual na maioria das vezes, nem os amigos mais próximos tomam conhecimento, muito menos o pastor. Nós levitas somos tão humanos quanto qualquer outro, porém há uma responsabilidade que é dada junto com o dom, que traz um peso que muitos de nós não suportam, e acabam tomando decisões que os desviarão do propósito de Deus para sempre. Não fique chocado, é só você ir ao cemitério e lá encontrará, músicas que nunca foram escritas ou que foram escritas e nunca cantadas, CDs que nunca foram gravados, enfim, sonhos que nunca foram realizados e o pior de tudo, muitos, nem mesmo sua salvação conseguiram manter. A verdade é que Deus quer que o Levita entenda e acredite em seu próprio chamado, pois Deus sabe do potencial que foi deliberado para cada um, e não foi por acaso, uma obra precisa ser realizada, o problema é que a baixa autoestima e muitas vezes a falta de apoio acaba fazendo a pessoa desviar-se de seu propósito real e investir em outras carreiras pelo medo de ficarem desamparados.
Falo destes dilemas por experiência própria e estarei comentando cada um deles separadamente, o que eu preciso é que você saiba que não está sozinho e que não é o único a passar por isso. Estaremos compartilhando experiências reais, tanto minhas quanto de outras pessoas que passaram pelos mesmos problemas, e você verá o que aconteceu com aqueles que perseveraram.