Postagens Recentes

Saravá Dentro da Igreja?


Escolha a Música Certa – parte 2
 
Na segunda parte da série, quero relatar uma das minhas experiências cantando por aí a fora, espero que sirva como um alerta apesar de ser engraçado.

Por Wellington Muniz

Nesta caminhada trabalhando especificamente com ministério musical, por mais de doze anos visitando todos os tipos de igreja, participando de liturgias diferentes, grandes experiências pude vivenciar e momentos maravilhosos, porém presenciei também algumas situações inusitadas, esta que vou relatar em especial foi o cúmulo do absurdo pra mim. Fomos a uma igreja no ano passado, que não vou dizer que igreja é, em respeito ao pastor e por ética, convidados gentilmente para louvar em uma festividade. 






No meio do culto chega um grupo “armado” com pandeiros, tambores, agogôs, chocalhos, e todo tipo de parafernalha barulhenta, já começaram se desculpando por terem chegado atrasados, solicitaram emprestados nossos microfones, pois sempre levamos nosso equipamento, e começaram a batucar pra cantar; o solista segurava o microfone colado na boca e o batuque era tão estridente que me pediram para aumentar os microfones, o detalhe é que não tinha mais pra onde aumentar!  Começamos a bater palma no ritmo da música, já que estávamos ali queríamos participar de alguma forma, as músicas iam emendando uma na outra sem parar o batuque, de repente no meio daquilo tudo surgiu uma letra que a princípio duvidei do que estava ouvindo, afinal era tanto barulho que não dava para entender direito, mas era exatamente assim:


Deus vai te livrar do saravá, do saravá,

Deus vai te livrar do saravá, do sarava, 

Deus vai te livrar do saravá, do sarava, 
Deus vai te libertar do saravá.


Só sei que quando percebi, tinha algumas pessoas rodando igual pião dentro da igreja e nós estávamos batendo palma pra pião rodar, quando vi que estava inserido naquele contexto, pensei comigo, já vi isto em algum lugar! Dentro da igreja é que não foi, nunca fui a um terreiro, mas já vi na televisão como é. Sem querer estava batendo palma pra catarem saravá dentro da igreja! Acho que se eles fossem mesmo libertos do tal do saravá não teriam trazido ele pra cá! Peguei o celular e comecei a filmar, uma das integrantes do Doce Harmonia, a Carla, me perguntou por que eu estava filmando aquilo, a resposta veio imediata: é por que se eu só falar ninguém acredita! 




Na verdade, você sabe o que saravá significa? 


         Tive que pesquisar, e descobri o seguinte, essa expressão é uma espécie de mantra que é usado na Umbanda, espere aí, estão pronunciando mantras dentro da igreja? Pois bem, veja o significado:

SA— (Força, Senhor) —RA— (Reinar, Movimento) —VÁ (Natureza, Energia).
Saravá significa então a força que movimenta a natureza.

Então a música que estavam cantando dentro da igreja significa: Deus vai te livrar da força que movimenta a natureza? Desculpa, me deu vontade de rir, isso fica cada vez mais sem sentido, daí você percebe que as pessoas cantam sem pensar no que estão cantando só por causa do ritmo que é contagiante, até um samba pode conter letra edificante, o problema é que o ritmo contagia e ninguém presta atenção em mais nada, já disse pra tomar cuidado com o que se canta, depois não digam que não avisei!

8 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkk muito engraçado... Essa foi a primeira vez que você foi em uma igreja pentecostal! Na verdade, a letra da música quer dizer que deus vai te livrar da macumba feita pra sua vida... E eles estão rodando para desmanchar aquelas obras de macumbaria e feitiçaria.. Não é pra você entender, é pra você sentir.. Porque Deus literalmente escolhe as coisas loucas desse mundo para confundir as sábias. Em atos dos apostolos cap. 2 fala sobre a descida do espirito santo.. Eles falavam em línguas estranhas e ficavam dançando e meios tontos, e curiosos diziam que eles estavam embriagados... Mas nõ fica ssustado não. é assim mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro irmão Anônimo, há uma só forma de destruir a ação do inimigo, e minha bíblia não diz nada sobre ficar rodando igual maluco, pelo que sei isso é conseguido através da oração, jejum e de uma vida de relacionamento com Deus. Não adianta ficar batucando e rodando como isso fosse um sinal de espiritualidade a flor da pele, derrepente os irmãos que ficam quietinhos em seu lugar têm muito mais testemunho que estes. Não sei o que leva alguém a conclusão de que nunca fui a uma igreja pentecostal, se sou nascido e criado na Assembléia de Deus, sou batizado com Espírito Santo e falo em línguas como todo bom pentecostal, sem contar inúmeros tipos de igreja que já visitei como cantor, me sinto muito mais renovado e alimentado espiritualmente quando o culto é baseado na Palavra, é ela que nos fortalece e dá alimento, quanto à música, seria mais proveitoso utilizar a oportunidade para cantar algo que louve a Deus.

      Excluir
    2. Paz do Senhor Wellington; Bomm respeito sua opinião e assim também como respeito a todas as congregações que se prega a palavra de Deus, acho que todos os instrumentos são de Deus, assim como os alimentos e todas as outras coisas, porém o Diabo ele imita as coisas de Deus e assim utiliza através de pessoas mundanas ou de certas ceitas esses instrumentos ou alimentos ou vestes tal qual as vestes brancas para "imitar" Deus. É simples não é a Pentecostal que imita certas ceitas e sim certas manifestações demoniacas de ceitas que vemos por aí que imita as coisas de Deus.
      Comentando um pouco mais sobre sua opinião, te afirmo que Há um pequena falta de informação quanto as igreja pentecostais com relação aos seus cultos tipo: Não é um lugar onde pessoas fazem barulhos com instrumentos musicais de origem duvidosas enquanto outras se movimentam como peão mas são cultos onde se há muito estudo biblico, ministração da palavra, louvores, adoração e: TAMBÉM corinhos onde pode se presenciar aquilo em que vc sitou, mas tudo com ordem. Vamos aprender sobre o que falamos para não cair como acusadores... Forte abraço

      Excluir
    3. Prezado irmão, concordo com todas as suas palavras, e acho que você só confirmou o que relatei na postagem, como você mesmo disse baseado na Palavra: tudo com ordem e descência, um culto pentecostal quando feito com base na palavra é feito realmente com ordem, e precisamos tomar cuidado para não confundir as pessoas que precisam conhecer o evangelho, penso que seria difícil assimilar tanta gritaria e barulho e entender a Palavra através disso, acho que a música na igreja tem outra função, que é de alcançar o coração do pecador e chamar sua atenção à Palavra. Com certeza se você estivesse presente na situação entenderia o que digo, pois foi nescessário um certo esforço para entender o que dizia a letra da música. Obrigado pela participação no blog e seja sempre bem vindo, gostaria de saber seu nome e quem sabe possamos nos conhecer para conversar um pouco mais.

      Excluir
    4. Paz do Senhor irmão, meu nome; Mauricio Mandello Barbosa, moro em Lauro de Freitas - BA. Sim estamos nos entendendo em partes e concordo também com o que o senhor diz porém ressalto que existem igrejas e igrejas... infelizmente como em tudo neste mundo quando a relação do homem se torna mais aflorada tornan-se as coisas passivas de equivocos. Quero dizer que o irmão pode ter tido a desagradavel experiência de entrar em uma igreja independente da denominação, que não existiu exatamente a "tal" ordem; infelizmente vemos em todas as denominações algumas igrejas que o homem não entra em afinidade com Deus em espirito e conduz o culto de maneira desordenada. Mas saliento que pude contemplar em algumas Pentecostais que em um determinado momento do culto se tocava e louvava com estas musicas "genero" mas apenas MOMENTOS e não o culto todo assim como posteriormente vinha as saudações, louvores, adorações, e a ministração da palavra.
      Mas a diversidade também é louvavel desde que a palavra de Deus seja sempre ministrada com amor e reverencia.
      Um forte abraço ao irmão e gostaria muito de trocar conhecimentos e idéias em nossa caminhada com Jesus.

      Excluir
  2. eu acho quem em vez do senhor ficar olhado como os cultos acontecem nas outras ingrejas deveria é olhar para a sua vida espiritual com Deus... sim isso quem acontece nas engrejas é bom ou ruim depende a deus jugar não o senhor... sim eu sei é apenas sua opinião mais enquanto vc perde tempo fazendo isso tem muitas almas perdidas purai precisando de uma palavra

    ResponderExcluir
  3. Ola amigos..a paz..sou pentencostal tb e admito q infelizmente ha alguns equivocos em nosso meio principalmente quando se fala de corinhos...o que me entristece e q muitos deles podemos perceber rivalidade, vinganca etc... mas n podemos generalizar, pois exxistem varios corinhos serios q exaltam a deus e deus tem tb me levantado p louvar corinhos de fogo mesmo. E lembrando, um corinho de fogo n tem muita letra amados, é poucas palavras e muita uncao. No tocante aos rodopios sabemos com base biblica q sao manifestacoea do Espirito, o q nos confunde é q as pessoas n usam do conceito"ordem e decencia" para se deixarem ser usadas..por isso parece bagunca. Mas cremos q deus vai corrigir essas falhas e faremos a diferenca na terra independente de placa de igreja..q deus nos abencoe...

    ResponderExcluir
  4. gostei do seu comentário, bastante centrado e coerente, obrigado.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante!

Designed By