Postagens Recentes

Natal



Estou aqui para falar sobre os valores da família, mas de algo muito especial, o Natal!!!        


Para muitos o Natal significa tempo de festas e de comprar roupas novas, isso mesmo, é tempo de arrumar a casa, enfeitar, fazer uma boa compra para a Ceia de Natal e convidar nossos familiares e amigos para fazer uma festa certo?  Mas o que acontece é o seguinte, tudo isso é feito, mas quando chega às 23:59hs do dia 24 de Dezembro as pessoas fazem a contagem regressiva e se abraçam, soltam fogos, fazem festas, momentos de muitas alegrias, mas afinal o que estão celebrando? 

A maioria até sabem que estamos comemorando o Nascimento do Nosso Salvador Jesus Cristo.  Porém não se preocupam para se reunir e orar em volta da Ceia, afinal aquela festa é para Jesus, e porque não celebrar a Ele? E porque não agradecer a Ele? Eu fico imaginando a tristeza no coração de Jesus, estão fazendo uma festa, onde Jesus é o Anfitrião, mas ninguém chegou até a Ele para se alegrar com essa data, estão preocupados com suas roupas novas, com a comida bem preparada, com as visitas que irão receber. Digo isso porque quando eu era criança, o meu Natal era assim, não culpo meus pais, pois eles tinham conhecimento, porém não instruíram seus filhos para se reunir e orar. Mas hoje em dia eu sei reconhecer a importância do dia 25 de Dezembro, eu sei  que o Natal não é só Ceia ou presentes apenas. Que Deus abençoe a vida e a família de cada um de vocês.

Viviane Alves
Leia Mais ...

Do Fundo do Baú - "Há Um Porque"





Victorino Silva é um dos grandes mestres da música evangélica, que tem sido um referencial para muitas gerações, suas canções inspiradas foram trilha sonora da minha infância, pois meus pais ouviam estes louvores praticamente todos os dias, e esta é a canção que trago Do Fundo do Baú esta semana. 
Leia Mais ...

Doce Harmonia Vídeos


Ja me perguntaram, que grupo é esse que você tanto fala nas suas postagens? sei que demorei para apresentar alguma coisa a mais sobre o trabalho que desenvolvi durante tanto tempo, mas a verdade é que tem tanto conteúdo do Doce Harmonia espalhado pelo youtube, que decidi reunir tudo em um só lugar e organizar dando mais informações sobre cada um dos vídeos, pensando nisso criei um blog só para os nossos vídeos para que todos possam encontrar nossas músicas na internet com mais facilidade. por enquanto está só no início, mas prometo que vou colocar todos mês pelo menos dez vídeos até esgotar todo conteúdo disponível. 


aproveitem!
Leia Mais ...

Versão Arms Open Wide



A algum tempo atrás fiz uma versão desta música intitulada "Arms Open Wide", que em uma tradução livre quer dizer: "De Braços Bem Abertos", tentei manter a essência da letra o máximo que pude, porém tive que gravar em um tom bem diferente do original, até porque o cantor original é primeiro tenor e eu sou barítono, espero que gostem da versão, já foi enviada até para os EUA e apresentada no blog oficial do David Phelps, cantor original da música.
Coloquei o nome da versão de "Pra Sempre Vou Te Amar"
Leia Mais ...

Juntos de Novo

Eu não sei quanto a você, mas eu de vez em quando fico procurando músicas no Youtube, e entre as coisas que encontro, acabo conhecendo coisas novas e também escutando algumas que não ouvia a muito tempo, ontem a noite, encontrei um vídeo que é um trecho do DVD de 50 anos dos Arautos do Rei!

Quando comecei a cantar em grupo vocal e quarteto, uma das maiores referências foi este quarteto, mais especificamente a formação de 1996 a 2000, que tinha Dênio Abreu no primeiro tenor, Társis Iraídes no segundo tenor, Jeferson Tavares no Barítono e Ronaldo Fagundes no Baixo, o pianista na época era o respeitado Jader Santos. Nosso Quarteto cantava muitas das músicas desta formação! O que mais me chamou atenção neste vídeo, é que nós cantávamos todas as músicas deste medley que eles fizeram, e ouvi-los cantando juntos denovo depois de mais de dez anos do término da formação, foi muito emocionante.

Um dos destaques neste vídeo é o depoimento do Dênio Abreu logo no início, onde ele se emociona ao relembrar sua época nos Arautos e a convivência com os outros integrantes da sua época.

Esta formação ficou marcada no coração de muitas pessoas não porque cantavam bem, ou pelas belas vozes, isso os Arautos sempre tiveram desde o início, acredito que tenha sido pelo trabalho que fizeram, as letras os arranjos, os álbuns que lançaram, são respeitados até hoje, com certeza é uma das minhas formações preferidas e as lembranças que estas canções me trazem são realmente muito agradáveis, principalmente pelo fato de tê-los visto cantando ao vivo por duas vezes, inesquecível a experiência.


Confesso que ainda não assisti este DVD mas logo que comprá-lo, depois de apreciar vou dar meus depoimentos aqui no blog sobre este trabalho que eu tenho certeza que será emocionante assistir. Mal posso esperar, mas enquanto isso vou me contentando com pequenos fragmentos no Youtube!  
Leia Mais ...

Do Fundo do Baú

Pessoal, estes dias eu estava lembrando de algumas músicas antigas, que eu ouvia quando criança, e as músicas já eram antigas naquela época! Na minha família, nós sempre ouvíamos LPs dos cantores evangélicos e nossa maior fonte de entretenimento era o rádio, (nossa primeira televisão demorou a chegar) por isso, eu e meus irmãos somos fãs dos clássicos, tem pouco tempo que meu irmão Clayton Muniz, cantou um desses clássicos na igreja, e nosso pastor sempre fala que ele é o "irmão do fundo do baú", pois tem mania de trazer de volta, as músicas mais antigas que pouquíssimas pessoas hoje em dia conhecem.

Pensando nisso, decidi começar uma série de postagens com este tema: "Do Fundo do Baú"

Vou trazer para vocês as músicas mais antigas que eu conheço, e se você tiver sugestões, deixe nos comentários e logo estarei atendendo seu pedido.







Para abrir nossa série, trago exatamente a música cantada pelo Clayton, porém na voz do cantor original: Ozéias de Paula - "Ainda"















Leia Mais ...

Enquete 2012


Falta pouco mais de um mês para encerrarmos a enquete do blog, a idéia é encerrar a enquete ao final de Dezembro e iniciar um novo assunto para o próximo ano, por este motivo convido a todos os leitores que ainda não participaram a deixar a sua opinião, o assunto é o seguinte:

"Qual O Estilo Gospel Que Você Mais Gosta E Faria Questão de Comprar o CD Original?"

Coloquei este tema devido à grande demanda de pirataria que nos cerca, e percebo que os evangélicos ainda tem resistido a isso, podemos perceber pelas respostas da enquete que até agora a menoria declara que não compraria o CD original, isso quer dizer que essa pessoa faz o download pela internet ou compra o CD pirata.

Assim que for encerrada a enquete de 2012 será publicada aqui no blog para que você possa relembrar o resultado.

Não saia sem deixar sua opinião, ela é importantíssima, um grande abraço!

Clique Aqui e deixe também seu comentário na nova enquete, os mais citados serão colocados em votação para 2013, concorra a um CD do seu cantor favorito!

Atenção, a enquete 2012 deve ser votada no topo do blog marcando a sua opção favorita, para que possa ser contabilizada.
Leia Mais ...

Um Ensaio Marcante

Deixe-me contar algo que permanece em minha memória a mais de dez anos, eu estava a poucos meses como regente do Doce Harmonia, tinha uma responsabilidade muito grande nas mãos, pois precisei assumir a regência às pressas, nosso primeiro CD estava para ser lançado, e nós trabalhávamos em um ritmo bem acelerado, minha vida passava por uma turbulência muito grande, havia sofrido algumas perdas na família, meus avós e minha mãe haviam falecido pouco tempo antes dessa época, uns dois anos antes.


Após alguns anos viúvo, meu pai casou-se de novo e foi dirigir uma igreja em Mangaratiba o que me forçava a ficar distante de casa para poder atender ao ministério com o grupo, minha paixão sempre foi música, e estava estudando uma nova canção para passar a divisão de vozes para o grupo que naquele tempo era formado por onze pessoas, eu não tinha tanta facilidade quanto hoje para tirar a divisão somente de ouvido, por isso precisava ouvir muitas vezes um mesmo trecho para decorar as notas e chegar preparado no ensaio, por este motivo tenho na mente a divisão de cada música que o grupo canta e se tiver que passar para alguém, posso transmitir cada naipe como facilidade, mas não pense que foi fácil adquirir esta habilidade, foram vários anos ouvindo de tudo um pouco, hoje posso quase sempre ouvir uma música pela primeira vez e em seguida já estar transmitindo a divisão para um grupo.



A música que estava estudando era uma que chamamos de “Prostrei-me”, originalmente gravada pelo Gaither Vocal Band, tem uma letra muito forte baseada em um sonho do autor no qual ele via o Céu, e no meio de tantas visões e cenas mirabolantes, pede emocionado para ver Cristo! É uma canção muito impactante, principalmente para quem deseja fortemente ver Jesus face a face! Durante os ensaios, percebi que uma atmosfera espiritual tomava o ambiente, estávamos ensaiando na casa do Marcos que hoje é o líder do grupo, e depois de passar todas as vozes, quando cantamos a música do início ao fim, vi que os componentes cantavam de olhos fechados e neste momento fiquei arrepiado, parecia uma prévia do que aconteceria no culto.


Sempre ficávamos tensos quando apresentávamos uma canção nova, e neste dia não foi diferente, só sei que quando terminamos, vi que as pessoas não sabiam se aplaudiam se choravam ou se glorificavam ao Senhor! O pastor Sílvio não conseguia falar, pois a igreja foi tomada por uma unção muito grande, e ficou assim por vários minutos, até que enfim veio a pregação e nosso pastor só falou por no máximo quinze minutos e quando fez o apelo, vi mais de quinze pessoas virem a frente aceitar o Senhor Jesus como Salvador, naquele momento entendi que apesar de todas as minhas limitações e todas as dificuldades que passava, Deus queria me usar, e usar o Grupo Doce Harmonia para alcançar as vidas das pessoas, às vezes quando penso em parar, lembro-me de experiências como esta, e de momentos muito difíceis aos quais sobrevivi, memórias que me fazem ser mais grato a Deus pela vida que tenho hoje, pois se não fosse Seu Amor, sei que jamais chegaria aqui!

Leia Mais ...

A Depressão e o Âmbito Espiritual



Novamente, quero destacar que quando o Salmista fala sobre tristezas do inferno, é por que a depressão é um sentimento realmente muito ruim, agora imagine você com seu emocional abalado, sofrendo fortes pressões psicológicas e exercendo um ministério sério, no qual você tem responsabilidades grandes e boa parte do trabalho depende de você, o inimigo sabe exatamente qual a nossa fragilidade e tenta nos atingir diretamente nela, ele sabe quem são as peças fundamentais em um grupo, quem são as pessoas que mantém a ingrenagem da obra funcionando e sabe que se conseguir parar essa pessoa, ele conseguirá prejudicar muito mais do que uma simples pessoa, ele quer atrapalhar uma obra! O fator espiritual é tão real que não tem como manter isso a parte do fator clínico. 

Recentemente em uma viagem, tive contato com uma pessoa que me relatou sobre seu irmão mais novo ter sofrido de um forte problema de depressão que o levou a loucura e o rapaz precisou ser internado, porém este jovem estava afastado da presença de Deus e envolveu-se com feitiçaria o que agravou mais a situação pois ele tinha devaneios e coisas espirituais aconteciam, fiquei temeroso que algo parecido acontecesse com meu irmão também, pois nos últimos dias ele apresentava um quadro melancólico e não tinha ânimo para ir para a igreja, uma irmã da minha igreja teve uma revelação na qual ela via um certo demônio tentando agir na minha família nesta área da mente, e um certo dia meu irmão estava dormindo e acordou bruscamente de um sono profundo e falando coisas sem nexo, percebi que ele estava alterado, suava frio e suas mãos estavam geladas, ele sentou e disse que tinha alguma coisa tentando controlar sua mente, coloquei a mão em seu peito e quando fiz isso ele deu um pulo no sofá, neste momento fiquei completamente arrepiado e senti uma pressão no ambiente da sala, comecei a repreender em nome de Jesus, logo em seguida ele me disse que algo tinha saído de cima dele mas ainda permanecia ali na sala, continuei repreendendo até que o ambiente ficou leve e senti que aquela opressão tinha saído, poucos dias depois foram duas irmãs lá em casa orar por ele, e uma delas foi revelada por Deus que o acontecido nos dias anteriores era uma intenção maligna de colocá-lo em um manicômio, meu irmão é uma pessoa que tem chamada e é muito usado por Deus, como eu já disse antes, Satanás conhece nosso potencial melhor que nós mesmos e quer fazer de tudo para que desistamos dos nossos objetivos tanto pessoais quanto espirituais! 

Acho que mediante a uma experiência como esta não preciso falar mais nada sobre este assunto, está muito claro que o espiritual está totalmente ligado aos estados emocional e mental!


Leia Mais ...

Grupo Logus

O pessoal do "Cristianismo Hoje" realizou uma ótima entrevista com o pastor Paulo Cezar, líder do Grupo Logos onde problematizou a questão da música, adoração e mercado. A entrevista é longa, porém nós separamos alguns trechos, e tendo em vista que a temática encontra-se bem discutida ainda hoje. Indicamos a leitura para todos os músicos e ministros da igreja. Confira.


CRISTIANISMO HOJE – Você é um dos nomes mais conhecidos da música cristã brasileira, tendo acompanhado de perto sua evolução nos últimos 30 anos. O que mudou para melhor e para pior ao longo desse tempo?



PAULO CEZAR – Para melhor, acho que mudou a qualidade técnica. A evolução dos músicos, dos estúdios, dos instrumentos e do som é perceptível. As chances de alguém gravar e fazer um bom trabalho, hoje, são muito maiores do que antes. O que mudou para pior, com algumas exceções, foi o conteúdo, tanto do que se produz como do objetivo com que se canta. Atualmente, a chamada música evangélica, ou “gospel”, está sendo atacada de todos os lados. O mundanismo tomou o lugar da contextualização. Além disso, vemos a repetição de muitos jargões, palavras de ordem e mensagens de prosperidade.




Por que a música evangélica de hoje carece de conteúdo?




As músicas e tais tendências nos conduzem a nomes, mas eu não quero, de modo algum, reconhecer ou classificar adoradores. Afinal, se Deus os procura, quem sou eu para achá-los? Mas creio que as letras são escritas de acordo com várias influências. O conhecimento é um desses aspectos, e é importantíssimo. Ninguém, mesmo que queira, poderá escrever sobre o que não sabe. A falta de conhecimento ressalta a superficialidade e o apelo emocional. Em outras palavras, um compositor ou pregador superficial ficará contente diante de pessoas chorando no altar ou mãos erguidas no auditório – mesmo que os ouvintes não sejam salvos ou que seu caráter não seja mudado nos dias que se seguem. Outro aspecto é a razão. Responder conscientemente ao motivo pelo que se compõe é determinante para quem o faz. E isso é que faz toda a diferença!




Mas essa contextualização é boa ou não?




Acredito que essa tal contextualização tem levado compositores, escritores e pregadores a compor, escrever e dizer o que seus “clientes” gostam, e não o que precisam. Eles não percebem que, agindo assim, perdem a inspiração divina e a própria criatividade.




Ainda existe espaço para grupos de louvor com visão missionária, como Logos e Vencedores por Cristo?




Com toda certeza, ainda existe sim. O Senhor nos tem aberto portas em muitas denominações. Fazemos três grandes viagens todo ano, cada uma com duração de dois meses e meio, nas quais visitamos as igrejas diariamente. Nosso trabalho é evangelístico – e o que queremos é anunciar o Evangelho de forma séria, através de boa música e de mensagens claras e objetivas.




O que você e o ministério Logos têm feito no sentido de dar contemporaneidade ao seu trabalho, evitando parar no tempo?




Bem, em primeiro lugar, temos seguido o exemplo da Bíblia, nunca mudando a essência do que fomos chamados a ser e a fazer. Temos também procurado usar os instrumentos modernos em nossa música. Ao dizer isso refiro-me tanto aos instrumentos que são pessoas, quanto aos instrumentos que são coisas; porém, sempre tomando o cuidado de não permitir que um ou outro assuma o centro das atenções. Estamos conscientes de que, quando a performance ofusca o brilho do conteúdo, só resultados superficiais são colhidos.




Quais são os artistas que hoje atuam e que chamam sua atenção positivamente pela postura e pelo ministério?




Há vários adoradores no meio artístico. Eu prefiro não citar nomes para evitar injustiças, mas resumo minha resposta afirmando que os que chamam a minha atenção são aqueles que têm um compromisso verdadeiro com o Senhor e fazem de suas vidas a maior expressão daquilo que pregam.




E quando esse entendimento é jogado para escanteio em nome do mercado?




Se eu não tivesse certeza de que este veículo de comunicação circula na Igreja, pularia esta pergunta. Testemunhar de coisas que não são boas não me traz alegria. Acho que as coisas ruins que eu tenho testemunhado são frutos de falsas conversões e de distorções daquilo que alguns chamam de “ministério”: A ganância por posição, popularidade, fama e dinheiro é absolutamente antagônicos ao caráter do Reino de Deus e em momento algum reflete o ministério daquele em quem nos espelhamos, Jesus. Quando sei dos valores que alguns “homens de Deus” cobram para fazer algo “em nome de Jesus,” sinto-me enojado. Não fora minha consciência de ministério, eu me sentiria ultrajado como servo. Mas isso também não me surpreende; a Bíblia está repleta de admoestações relativas a esse tipo de pessoas. Muitos se escandalizam por um político que esconde dinheiro nas meias, não é? Pois isso é muito pouco diante de “servos” que o escondem no coração.





Você tem uma postura crítica em relação à apropriação comercial da música evangélica, particularmente por parte das grandes gravadoras do segmento?




Não sou contrário a essa apropriação da música em si, porque os direitos de um contrato são mantidos por lei. Minhas críticas são por outros motivos. Tenho certeza de que a parte comercial de uma gravadora – evangélica ou não – sempre dará prioridade ao lucro. É o lucro que a fará conquistar o mercado, e por causa disso a visão ministerial, ainda que exista, será considerada em um plano inferior. Não vejo problema em que se venda a Bíblia no bar da esquina. Ora, qualquer um pode vender o que quiser; a diferença, para mim, está só na razão pela qual se faz isso. E é aqui que eu vejo o problema mais sério, quando o conteúdo de uma música realmente cristã não é o produto desejado para ser difundido pelas gravadoras chamadas evangélicas. Vale qualquer coisa, desde que resulte em grana! Então eu pergunto: Onde está a visão do Reino nesse negócio?




Se uma grande gravadora propusesse hoje ao Logos um contrato vantajoso, qual seria sua resposta?




Olha, se uma gravadora vir o Logos como um grupo sério e maduro, que goza de respeito e aceitação por parte de várias denominações em todo país, não haverá impedimentos para uma aproximação. Temos princípios, mas nunca estamos fechados a contratos se a visão do contratante for de fato, ministerial, independentemente da competitividade artística do momento.




Como está a situação do ministério em termos de viabilidade financeira?




Bem, somos uma missão, e realmente sem fins lucrativos. Isso significa que sempre estamos com nossas contas em dia e nunca temos recursos antes de projetos. Funciona assim: temos projetos antes de recursos. Mas não estranho isso; acho que é coisa de Jesus, mesmo... Aprendemos com ele a ver pães e peixes serem multiplicados. Então, quando saímos, fazemo-lo como trabalhadores que o representam, e não como artistas e empresários.




É difícil conciliar essa busca por autenticidade com a necessidade de vender CDs?




Veja, o comércio não é pecaminoso, como também o dinheiro não é. O que faço com ele é o que me diferencia. Não componho para ganhar dinheiro, mas sei que vender os trabalhos é o modo de fazê-los chegar a quem preciso atingir. Sabemos que o trabalhador é digno de seu salário. Não é pecado ser bem remunerado. As pessoas pagam entradas para assistir jogos de futebol, peças de teatro e filmes no cinema. Nada mais justo do que remunerar o artista segundo a arrecadação que ele mesmo produz. Mas fazer missões é outra coisa!




Na sua opinião, é lícito ao músico cristão tocar profissionalmente fora da igreja? Isso não seria desvirtuar o talento dado por Deus?




Vamos por partes. Primeiro, é preciso compreender que a música é um talento, e não um dom espiritual. Como talento, ela não é santa em si mesma. Há coisas lindas compostas por artistas descrentes. Depois, é preciso pensar que a música é também uma profissão artística reconhecida em todo mundo; portanto, qualquer pessoa que tenha esse talento pode exercer essa profissão, sendo crente ou não. Há, entretanto duas grandes observações aqui. A primeira é que o músico crente, como qualquer outro profissional que conhece Jesus, tem que ter a sua vida santificada ao Senhor. Isso implica no seu testemunho comum de crente e na santificação de seu caráter de forma geral. Então, se ele cantava palavrões ou obscenidades quando não era crente, agora, com Cristo, terá de mudar essas coisas. A outra observação tem mais a ver com o chamado ministerial, e creio ser este o ponto mais importante. Se um músico, após a sua conversão, receber de Deus um chamado de dedicação total à obra e atendê-lo, então, também como qualquer outro profissional, estará à disposição do Senhor para servi-lo e por ele ser sustentado, não mais como um artista lá fora, mas como um servo no lugar onde estiver servindo.




Você já disse em várias ocasiões que é contra a cobrança de cachês por cantores evangélicos. Como o ministério Logos se sustenta financeiramente?




O Logos nunca cobrou cachê, e por princípio nunca o fará. Em todos esses anos de trabalho, sempre usamos o bom senso para termos as necessidades da missão supridas, sem colocar uma corda no pescoço de ninguém. Todos os pastores que nos conhecem, no Brasil ou fora dele, recebem o Logos com confiança. O que praticamos é uma taxa chamada de manutenção que qualquer igreja pode absorver. Ela cobre gastos com as viagens, que fazemos a bordo do nosso ônibus, com toda a equipe e equipamentos, aos lugares mais remotos do país.




O que você acha que deve acontecer com a música evangélica brasileira daqui para a frente?




Não quero responder com pensamentos previsíveis, mas com desejos de alma. Eu sonho com uma música diversificada em estilos e mensagens, que atenda as reais necessidades das igrejas. Sonho com bons músicos, crentes de verdade, que rendam seus talentos ao Senhor e testemunhem com suas vidas o caráter de verdadeiros adoradores. E, finalizando, sonho com uma Igreja que permaneça fiel diante dos modismos sufocantes da falsa contextualização.


Leia Mais ...

A Música que Ninguém Gosta, os Vídeos Que Ninguém Vê


            Durante muito tempo tenho trabalhado com música, e uma das coisas que percebo no meio gospel é que a verdadeira música evangélica ficou abandonada no meio do caminho para se adotar algo que fosse diferente, mas o que antes era novo, agora se torna uma mesmice tão grande que só é diferente quem continua com o estilo antigo! Entendeu? Não?

Vou explicar, o que se ouve hoje é um emaranhado de estilos com apelo comercial, que vende Cds e DVDs massageando o ego do povo, exemplo: “Sua Vitória Vai Chegar”, “Seus Inimigos Cairão”, “Chuva de Bênção”, “As Promessas se Cumprirão”, isso é o que vende, antigamente cantava-se muito sobre a Graça, sobre o sacrifício na Cruz, sobre o perdão dos pecados, sobre a maior promessa que é a volta de Jesus, e por aí vai, hoje, se você põe um vídeo na internet com estes temas, a maioria das pessoas nem clica no vídeo e prefere o outro que fala da chuva, só que às vezes o cantor fala da chuva como algo que vem restaurando o espírito, e o povo leva para outro lado entendendo chuva como bênçãos materiais, o gospel agora está misturado com uma série de doutrinas eréticas e ensinamentos tortos que levam o povo a consumir tudo isso como alimento obrigatório, fica até chato ouvir a mesma música, todos os domingos na igreja, sobre o mesmo assunto vazio. 


Aí quando vem um indivíduo cantando as antigas canções, o povo parece suspirar de saudades e eu sei que as pessoas sentem que está faltando algo em nossos cultos, e são as músicas que no geral, ninguém gosta. E quando você posta uma música da chuva na internet, ela alcança milhões de visualizações, enquanto os vídeos sobre o verdadeiro evangelho, são aqueles que ninguém quer ver.
Leia Mais ...

O Que é a Depressão?

 Continuando nossa série "Coração de Levita", sigo falando do tema "Depressão" e sei que há milhares de pessoas sofrendo deste mal, talvez meus textos possam ajudar a muitos!



Quando você tem depressão, geralmente fica isolado e não consegue confiar em alguém para desabafar, por mais próximo que seja; você geralmente solta palavras isoladas e sem sentido para os outros, mas que têm sentido para você pois são o resultado de uma sucessão de pensamentos ruins que vão originando um ao outro, até chegar a uma conclusão que só você mesmo entende, porque não consegue alguém para compartilhar todos os pensamentos, e acaba compartilhando somente a conclusão deles que geralmente é muito pesada, ferindo assim as pessoas que te amam e estão perto de você, lembre-se, Davi descreve estes pensamentos como tristezas do inferno! É algo realmente muito ruim. Não vou me aprofundar muito na questão dos sintomas, mas vou destacar aqui alguns dos principais sintomas do ponto de vista médico, apenas para que você possa ter uma base:






• ISOLAMENTO DO CONVÍVIO FAMILIAR - O isolamento ocorre porque há perda de parte da identidade e do interesse pelas outras pessoas. Este isolamento agrava ainda mais a doença e seus sintomas.






• DESINTERESSE PELAS ATIVIDADES NORMAIS - A pessoa quando está deprimida acredita que o seu desejo nunca será alcançado, por isso perde a busca pelo ideal, pelos objetivos e pelo amor próprio, havendo pouca ou nenhuma coisa que lhe desperte o interesse.






• PERDA DA AUTO-ESTIMA - O deprimido perde a autoconfiança, levando-o a um estado de auto depreciação. O sentimento de culpa é um estado doloroso, no qual a pessoa se vê como alguém que está quebrando uma regra, porém, manifesta-se de maneira hostil ou agressiva.






• CONCENTRAÇÃO DIMINUÍDA - O paciente perde o interesse, fica abatido e ansioso e tem dificuldade de interpretar o mundo à sua volta.






• INQUIETAÇÃO E HOSTILIDADE - Em alguns quadros o paciente fica inquieto, irritado e com comportamento agressivo. A apatia promove um atraso nas idéias e como consequência a pessoa se retrai socialmente, e seu estado fica confuso e tem dificuldade de tomar decisões.






• PERDA DE INTERESSE PELO TRABALHO - Quando a pessoa está deprimida costuma se ausentar do trabalho, muitas vezes, o motivo é a fraqueza ou a fadiga, e como consequência a atenção , a concentração e a produtividade diminuem.






• O APETITE É ALTERADO - Normalmente, há um quadro significativo de perda de apetite, em algumas situações o paciente chega ao extremo de se negar a comer. Entretanto, também é frequente um aumento exagerado do apetite.






• CANSAÇO - O humor triste, o ânimo e a energia baixos levam o deprimido a um quadro de fadiga crônica, com diminuição da força e da atividade física.






• INSÔNIA - É um quadro comum e acompanhado de dores crônicas de cabeça ou de distúrbios gastrointestinais. O quadro também pode ser o inverso, um estado de sonolência permanente, com total apatia, cansaço e lentidão.






• IDÉIA DE SUICÍDIO - O baixo rendimento no trabalho ou na escola, a tristeza, as alterações da personalidade e do comportamento, a desesperança, a agressividade, a sensação de pânico e o fato de falar constantemente na morte, podem ser sinais indicativos dos risco de suicídio da pessoa deprimida. A intervenção deve ser imediata, tanto do ponto de vista psicoterápico como farmacológico.





Alguns destes sintomas ocorreram comigo, a pessoa não apresenta necessariamente todos de uma vez, porém se você sofre disso vou deixar algumas dicas baseadas em minha experiência pessoal, que podem te ajudar a superar este problema:




Reconheça sua condição – admitir que há um problema é o primeiro passo para resolvê-lo, muitos que sofrem deste mal, não admitem e tentam dar outras explicações fugindo da realidade, a depressão é real e precisa ser tratada, de forma emocional, psicológica e em alguns casos até farmacologicamente. Não lute contra isso sozinho, isolar-se só piora as coisas! Veja o que está escrito em Provérbios 18:1:




“Busca satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele insurge contra toda sabedoria”.




Ou seja, quem se isola não vive em comunidade, torna-se uma pessoa egoísta e isso está longe de ser uma atitude sábia!




Mantenha-se ocupado - Estar exercendo um ministério foi algo que me ajudou muito, pois apesar de não ter quem me ajudasse especificamente com este problema, eu não conseguia estar muito tempo sozinho, pois acredito que se estivesse isolado eu teria sucumbido e hoje não sei onde estaria, meu maior amigo sempre foi Jesus, sempre O sentia por perto, e naqueles momentos difíceis foram as ocasiões onde recebi inspiração para escrever louvores que hoje canto na igreja. Quanto mais você faz, mais Deus te capacita para novas atividades e essas habilidades que você desenvolve te fazem se sentir bem consigo mesmo e útil de alguma forma, melhorando sua autoestima.




Faça boas amizades – Procure cultivar amizades saudáveis e estar perto de pessoas que te façam se sentir bem e que te valorizem, um bom relacionamento e até um namoro saudável por exemplo pode ajudar e muito, desde que seu companheiro(a) seja alguém que saiba te valorizar ressaltando o que há de melhor em você, uma escolha errada para um namoro pode só piorar os sintomas de quem tem depressão, acredite, eu vivi isso.




Procure informação e ajuda – pesquise sobre as causas da depressão e informe-se, quanto mais você souber sobre isso, mais perto estará da solução, há vários tipos e causas diferentes, há muito conteúdo na internet sobre o assunto, após informar-se se achar necessário, procure ajuda de um profissional, neste caso procure um bom psicólogo cristão, pois podem haver conflitos com um não Cristão, por conta de sua filosofia de vida ser diferente, devemos fugir do julgo desigual.






Além destas dicas, os próprios psicólogos têm dicas mais específicas para cada caso, por isso é bom pesquisar sobre o assunto, pois o que estou relacionando acima não serve como regra para todos os casos, só deixei relacionados os fatores que foram positivos para mim.



Continue acompanhando, em breve postaremos a continuação da série.
Leia Mais ...

O Toque Final


      Acho que vou parar um pouco com minhas criticas às coisas erradas no meio gospel musical e falar um pouco mais de coisas boas, nestes últimos dias aprendi que não adianta simplesmente atacar com palavras as novas modas que não têm nada a ver com o Evangelho, é preferível falar a verdade e viver a verdade a fim de que as pessoas vejam e percebam que estão ligadas a coisas inúteis que ao invés de aproximá-las, acaba as afastando de Deus!


      No último sábado estive participando de um encontro do coral da minha igreja, onde (Graças a Deus) não ouvi ninguém falar sobre vitórias espetaculares, chaves de apartamentos ou de carros, não vi durante o culto ninguém pulando e gritando descontroladamente por causa de alguma música cheia de heresias; Muito pelo contrário, os temas dos louvores eram sempre de exaltação ao Senhor, e falavam sobre o Céu e sobre o sacrifício de Cristo e o plano da salvação, a igreja permaneceu atenta a cada mensagem cantada e quando finalmente chegou o momento da palavra, a preletora nos confrontou com uma mensagem exortativa que estávamos realmente precisando ouvir, ela em momento algum usou a oportunidade para massagear o ego das pessoas com palavras de vitória, porém percebo que enquanto a igreja engolia a seco toda a advertência de Deus, o Espírito Santo trabalhava nos corações dos que ouviam em silencio, afinal, se não formos confrontados pela palavra, seguiremos sempre pelos caminhos alternativos nos esquivando da verdade, o povo erra por falta de conhecimento, e leva a Palavra apenas debaixo do braço, quando deveria levá-la no coração, só sei que no fim quando a irmã Hosana entregou o microfone, fomos tomados pela presença de Deus que encontrou naquele lugar corações contritos e arrependidos, e quando notei estavam todos se alegrando cada um a sua maneira, vi lágrimas nos olhos, inclusive nos meus, vi pessoas glorificando enquanto os corais entoavam os últimos louvores e o culto terminou em um clima de enlevo espiritual tão grande que percebi, não adianta criticar quem anda no caminho errado, precisamos mostrar na Palavra qual o caminho certo, e o Espírito Santo se encarrega do toque final.
Leia Mais ...

Disco de Ouro Tá Difícil

O mercado fonográfico tem passado por grandes mudanças nos últimos anos, porém não foi para melhor, pois com tantas tecnologias avançadas acessíveis a simples usuários, tornou-se muito fácil copiar e criar meios alternativos de ter em mãos um trabalho musical, era impossível fazer cópias de um disco de vinil a trinta anos atrás, as pessoas copiavam em fitas k7, porém ainda havia um custo, e essas fitas não eram tão baratas quanto os atuais CDs graváveis, e a qualidade era bem inferior, é mais barato produzir um DVD gravável por exemplo, em vez de fabricar uma daquelas antigas fitas VHS, com tantas peças, parafusos e engrenagens, tornava-se mais caro e complicado o modo de produzir. O que é fita VHS? É o que muitos vão perguntar quando lerem este artigo, se é que pessoas com menos de vinte anos de idade ainda param para ler alguma coisa, a questão é que antigamente, para ouvir música não havia saída, agente tinha que comprar e pagar o preço imposto pela gravadora, e também não era qualquer um que gravava não, para ter acesso a um estúdio de gravação era um custo altíssimo, hoje está tudo diferente, acredite, eu gravo até em casa, e com qualidade!



        Por este motivo está difícil alcançar uma marca de vendas considerável, pouquíssimo tempo atrás, para ganhar o disco de ouro era preciso vender mais de 100 mil cópias, hoje, as gravadoras percebem que a realidade mudou, e a marca está em 40 mil, ainda assim, ganhar um disco de ouro é uma conquista muito grande nesta época em que vivemos, a geração da internet tomou conta e o pessoal que ainda compra material original está sucumbindo, parece até normal, e os certos acabam tornando-se errados, se eu compro um CD original sou considerado um bobo, podendo baixar tudo da internet, não é verdade?

Mas não se deixe levar pela maioria, é de grande valor prezar pela qualidade, se você gosta de boa música e de ter o encarte original além da qualidade de áudio que é bem melhor, permaneça firme na sua convicção, é muito mais gostoso ter o material na mão, do que apenas arquivos no HD, e muitas vezes você escuta uma canção sem nem saber como é o rosto do artista, e nem conhecer sua história. Dentro das suas posses financeiras, colecione seus Cds de músicas favoritas, sinta o gostinho de levar um CD original para casa e colocar no som pra tocar, pois estou vendo que vai chegar um momento que não poderemos mais dar músicas de presente, e nossos aparelhos de som ficarão inúteis, até porque, músicas são só arquivos que posso baixar sem dar o menor valor só para saber se gosto, e depois esquecer no meu computador, afinal não me custou nada mesmo!

Leia Mais ...

O Crente e a Depressão


Em continuação a nossa série "Coração de Levita", quero abordar um tema que é difícil, até mesmo pelo fato de eu revelar situações da minha vida e minhas experiências pessoais, mas vejo que é preciso para que possa alcançar pessoas que estão vivendo esta dura realidade e precisam de um auxílio, este é o primeiro texto sobre o assunto e logo estaremos postando o restante.

Analisando uma situação 


Eu tenho 19 anos, fui criado em um lar cristão, porém um lar pouco comunicativo, quando tinha 15 anos sofri uma tragédia em minha vida, minha família perdeu repentinamente dois membros mais que importantes: Minha mãe e Minha avó, elas faleceram com 13 dias de diferença de uma para a outra, nunca pude me queixar da educação que meus pais me deram, porém o maior erro do meu pai (e acho que ele sabe disso) foi ter dedicado a maior parte de seu tempo para a igreja, colocando até em primeiro lugar na frente da família, se hoje sou um homem de bem, com certeza devo isso a ele, porém sinto que se a família estivesse em primeiro lugar, as coisas teriam sido diferentes naquela época, quando perdi minha mãe, nós não tínhamos quem tomasse conta do meu irmão mais novo, por este motivo, eu ficava em casa com ele enquanto meu pai se empenhava na obra de Deus e meu irmão mais velho trabalhava, tentei por dois anos arrumar forças para continuar o ensino médio mas era inútil, não conseguia estudar com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, sempre quis ser correto diante de Deus, viver longe das coisas ruins e que me afastassem  dEle, meu sonho sempre foi casar e constituir uma família como manda o figurino, porém não havia perspectiva de vida para mim, não tinha quem me orientasse profissionalmente, meus estudos estavam parados, não via como isso poderia mudar, pois não tinha forças para me erguer! 

       Pouco tempo depois meu pai casou-se novamente e foi remanejado para dirigir uma igreja no estado da Bahia, em um lugar bem afastado, neste meio tempo o Doce Harmonia (Eu já era integrante do grupo) estava gravando o primeiro CD, por isso não quis acompanhá-lo, decidindo então ficar na casa de uma tia aqui no Rio de Janeiro, porém ela morava um pouco distante e para cumprir a nossa agenda nas igrejas eu precisava ficar na casa de amigos integrantes do grupo nos fins de semana, ensaiava na segunda-feira e voltava para a casa da minha tia a noite após o ensaio, sempre com minha mochila nas costas e sem um lugar que eu pudesse considerar meu lar de verdade, quando estava na minha tia, tinha vontade de voltar a Honório Gurgel onde podia fazer o que gostava e ser quem gostava de ser, atuando no grupo, porém quando estava em Honório precisava estar como um nômade, dormindo em um quartinho de costura repleto de máquinas e retalhos, (se não fosse pelos amigos que me cederam este quarto, não sei o que teria sido de mim) onde forrava um colchonete e me deitava para chorar amargamente antes de dormir, minha família tinha se desfeito e eu me sentia como o único que sobrou, sentia falta da minha mãe, de ter uma cama certa para dormir, desempregado, sem orientação, sofrendo a humilhação de depender da bondade dos outros enquanto terceiros achavam que eu gostava de viver assim, imagina em meio a tudo isso, você ouvir de um parente seu: “Larga este conjunto e vai embora com seu pai, este negócio de música não é para você!”


Será que é possível viver feliz nessa situação?





Agora me diga se não é justificado o fato de um crente sofrer de depressão? imagine minha autoestima nesta época? Nós cantávamos em várias igrejas, vendíamos CDs, as pessoas amavam nosso ministério mas não nos conheciam de perto, e quando terminavam os cultos e eventos tínhamos que voltar cada um para sua realidade, e a minha realidade era esta que acabei de relatar, sofria até incompreensão por parte de alguns companheiros do grupo, mas tive de permanecer fiel a Deus pois ele era o único com quem podia me apegar, neste tempo vivi grandes experiências e aprendi coisas que não teria aprendido se estivesse em minha zona de conforto, ouvi grandes conselhos de pessoas que me deram muitas vezes repreensão mas que hoje entendo que eram para o meu bem, até por que, os sintomas da depressão te fazem tomar atitudes insanas, foi necessário passar por isso e por muito mais coisas que não menciono aqui, para que hoje eu possa valorizar cada bênção de Deus em minha vida, agora estou com 29 anos, trabalho a 4 estou abrindo um negócio próprio no bairro onde vivo, estou casado com uma pessoa maravilhosa que Deus colocou em minha vida, tudo está diferente!



Parecia impossível chegar onde cheguei!






Porém a alguns anos atrás eu não conseguia enxergar nada disso acontecendo, achava impossível; e é diante do desconhecido que nós mergulhamos em sentimentos de angústia, tristeza, baixa autoestima e outros dilemas que nos levam direto ao encontro dela, a depressão, é hipocrisia dizer que o crente não pode passar por isso, por este motivo muitos tem abandonado sua fé, pois conheceram um evangelho onde não há renuncia nem sofrimento, a vida não é um mar de rosas e em algum momento vamos enfrentar sim, situações que podem nos levar a depressão, mesmo sendo um ministro, pastor, cantor, ou seja quem for, talvez até uma pessoa de influência, hoje fico imaginando, se eu tivesse desistido? Se eu tivesse abandonado o Doce Harmonia, ministério que Deus colocou em minha mão pra exercer? 



     Depois deste período difícil onde tive que renunciar muitas coisas, Deus começou a abençoar nosso trabalho, como nunca antes, já estivemos em lugares que nunca imaginamos e já estamos em nosso terceiro trabalho gravado, onde muitas das músicas, versões e arranjos, Deus enviou através de mim! E se eu tivesse desistido? é muito fácil falar: abandona tudo! Por falar nisso, o mesmo que me disse isso, depois me procurou para saber como levar o grupo na igreja dele! E se eu tivesse parado? Pergunto de novo!



Casos de Depressão na Bíblia      



Hoje entendo que a depressão era uma das maiores armas de Satanás, para me fazer desistir! Porém encontrei forças em Deus pois Ele nunca nos desampara! Falo e repito que este é um problema que assola muitas pessoas, inclusive cristãs, se não fosse assim não veríamos na Bíblia, alguns personagens extremamente usados por Deus apresentando em algumas passagens, os sintomas da depressão. Veja o que o salmista diz:


Salmos 116:3 - “Os cordéis da morte me cercaram e angústias do inferno se apoderaram de mim, encontrei aperto e tristeza”.



Salmos 18:4 - “Tristezas do inferno me cingiram, laços de morte me surpreenderam”.



Em 1 Reis 19:4 vemos Elias pedindo que o Senhor o levasse, pedindo para si a morte, e isso após derrotar os profetas de Baal!



No livro de Jó Capítulo 3, Jó amaldiçoa o dia em que ele próprio nasceu!


Quando o Salmista fala sobre tristeza do inferno, é interessante lembrar que o fator espiritual está inserido neste contexto, pois uma pessoa deprimida, se entrega ao fracasso, mesmo que tenha um grande potencial para trabalhar para Deus, e o adversário de nossas almas se aproveita de um quadro psicológico para influenciar espiritualmente, lembrem-se que nossas emoções, nosso espírito e alma estão totalmente ligados um ao outro, por isso, se você está passando por algo parecido, não pense que é porque você está mal com Deus, lembre-se que antes de ser crente e antes de ser levita, você é humano, dotado de sentimentos e emoções que o próprio Deus colocou em você, quem melhor que Ele para te compreender?


Leia Mais ...

Quanto Ganha um Cantor Gospel?



         Será que eu estou ficando muito insuportável, ou é natural estar irado com o que acontece na música evangélica atualmente? 

De que forma podemos medir quanto merecemos receber para cantar em determinado lugar? No início agente até paga pra cantar, depois que vem o sucesso, aí sim, agora posso cobrar tanto, por que sou fulano de tal! 

Eu estou falando o que sei, ligue para qualquer cantor gospel que esteja em alta e pergunte como fazer para levá-lo a sua igreja. 

Será que não é possível cobrar um valor acessível? Tem gente graduada, concursada, que não ganha em um mês de trabalho o que estes caras ganham em uma noite. 

É como um jogador de futebol, muitos deles não têm sequer estudo e ganham uma fortuna enquanto temos educadores ganhando uma miséria de salário.

          A verdade é que não querem mais apenas viver do ministério, querem enriquecer através dele! E torna-se algo tão natural e automático, que é tudo visto como um simples negócio, até as letras das músicas cristãs sofreram alterações, afinal se não for comercial não sobrevivo! 

Ainda tem o pessoal que paga até R$ 10.000,00 pra vir um cara cantar três musiquinhas e ir embora antes do evento acabar pois ele tem outro evento no mesmo dia pra ganhar mais R$ 10.000,00! 

Será que não tem nada errado aí? A culpa é de vocês que continuam convidando e pagando pra ouvir uma música que os próprios cantores da sua igreja poderiam muito bem cantar, e alguns até melhor que o cantor original! Quanto ganha um cantor gospel? Isso vai depender da vergonha de cada um!

Leia Mais ...
Designed By